quinta-feira, 23 de julho de 2009

CORINTHIANS E VITÓRIA NA RETA FINAL DO BRASILEIRO DE 93

1993, Corinthians e Vitória brigam ponto a ponto pelo primeiro lugar de seu grupo na semifinal e pelo direito de enfrentar o Palmeiras na decisão do Brasileiro. No jogo de ida, em Salvador, havia dado Vitória, 2 a 1, naquela que seria a única derrota corintiana em todo o campeonato.A volta foi no Morumbi, no dia 5 de dezembro, um domingo. O Timão precisava ganhar, mas foi o Vitória que chegou a fazer 2 a 0, com um estranho gol de falta de Roberto Cavalo e outro de Pichetti, logo nos dez primeiros minutos de jogo.O gol de Roberto Cavalo foi estranho porque o árbitro Márcio Rezende de Freitas havia marcado falta em dois lances. Cavalo resolveu chutar direto, mas o goleiro Ronaldo tocou na bola e só por isso o gol deveria ter sido validado. Na súmula, no entanto, constou o nome de Roberto Cavalo.O Corinthians ainda empataria aquele jogo em 2 a 2, com Rivaldo e Henrique. Mas acabaria ficando fora da decisão, pois na última rodada, apesar de vencer o Santos por 2 a 1, o Vitória conseguiu empatar por 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, e classificar-se para a decisão com o Palmeiras.
2º jogo da decisão do campeonato brasileiro de 1993 entre Palmeiras e Vitória

quarta-feira, 22 de julho de 2009

SANTOS E ATLÉTICO PARANAENSE JÁ JOGARAM NO IBIRAPUERA

Nem Vila Belmiro nem Curitiba: no Brasileiro de 96, Santos e Atlético Paranaense enfrentaram-se em um campo neutro, o Estádio Ícaro de Castro Melo, que fica dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.Era a antepenúltima rodada da primeira fase, na qual o Atlético se classificaria como quarto colocado e o Santos, vigésimo, ficaria de fora. Mas naquele dia, 17 de novembro, deu Santos, 3 a 2. O polonês Piekarski fez Atlético 1 a 0, Alessandro Cambalhota empatou, Paulo Rink virou para o Atlético, Ronaldo voltou a empatar para o Santos e Alessandro Cambalhota, no último minuto, fez o gol da vitória santista por 3 a 2.O Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, tem capacidade para 13 mil pessoas, mas naquele dia recebeu apenas 1 843. Atualmente, está restrito apenas às competições de atletismo.

terça-feira, 21 de julho de 2009

OS 95 ANOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Hoje, 21 de julho, faz 95 anos que a Seleção Brasileira entrou em campo pela primeira vez. O local era o Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e o adversário, um clube: o Exeter City, da terceira divisão da Inglaterra. A foto em destaque é uma reprodução do arquivo do Fluminense Futebol Clube, que mostra um cartaz anunciando os três jogos daquela equipe inglesa entre nós, contra um combinado de jogadores ingleses dos clubes cariocas (3 a 0), uma seleção carioca (5 a 3) e um combinado de jogadores do Rio e de São Paulo que pela primeira vez vestiu a camisa da CBD, vencendo por 2 a 0.
Naquele 21 de julho de 1914, a Seleção Brasileira entrou em campo pela primeira vez em sua história com Marcos (Fluminense), Píndaro (Flamengo) e Nery (Flamengo); Lagreca (São Bento-SP), Rubens Salles (Paulistano) e Rolando (Botafogo-RJ); Abelardo (Botafogo-RJ), Oswaldo Gomes (Fluminense), Friedenreich (Ypiranga-SP), Osman (América-RJ) e Formiga (Ypiranga-SP). O capitão era Rubens Salles, que formava a comissão técnica junto com Sílvio Lagreca. Osvaldo Gomes, aos 28 minutos do primeiro tempo, marcou o primeiro de todos os gols da Seleção Brasileira. Osman, aos 36, também na primeira etapa, fechou o placar em 2 a 0. Estima-se que ente 3.000 e 5.000 pessoas tenham presenciado aquele jogo no estádio do Fluminense. Dois meses depois, em 20 de setembro daquele mesmo ano, o Brasil realizava seu primeiro jogo considerado oficial (contra outra seleção): derrota para a Argentina por 3 a 0, no campo do Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires, em um amistoso.