quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DR. SÓCRATES MARCA PARA O SANTOS CONTRA O GRÊMIO!

17 anos. Esse foi o tempo que Santos e Grêmio levaram até jogar uma partida de Brasileiro na Vila Belmiro, como acontece mais uma vez hoje. Entre 71, ano da disputa do primeiro Campeonato Brasileiro, e 87, os dois times ou se enfrentaram no Olímpico, em Porto Alegre, ou jogaram no Pacaembu e no Morumbi, quando a disputa era em São Paulo. Até que na tarde de 4 de dezembro de 88, um domingo, finalmente aconteceu o primeiro jogo de Brasileiro entre Santos e Grêmio na Vila.O destaque santista era Sócrates, que, aos 34 anos, resolveu voltar ao futebol. E foi do Doutor um dos gols daquela partida, o segundo, que valeu a vitória santista por 2 a 1. O lateral-direito Heraldo havia feito Santos 1 a 0, ainda no primeiro tempo. Bonamigo, de pênalti, marcou o gol de honra gremista, já na segunda etapa.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

HÁ 20 ANOS, ROBERTO DINAMITE ERA DA LUSA!

Sábado, no Canindé, após a vitória do Vasco por 3 a 1 sobre a Portuguesa, pela Série B, vários dirigentes do clube carioca foram agredidos pela torcida da Lusa. Por pouco o presidente vascaíno, Roberto Dinamite, não foi um dos atingidos. Justo ele, que há exatos 20 anos, em agosto de 1989, chegava a São Paulo para defender a própria Portuguesa. Na foto, Roberto posa com a camisa do clube paulistano, pelo qual disputou o Campeonato Brasileiro de 1989.
Aos 35 anos, Carlos Roberto de Oliveira, maior artilheiro da história vascaína e atualmente presidente do clube, deixava a equipe onde iniciou a carreira para defender a Portuguesa por um curto empréstimo de quatro meses. Naquele período, ajudou a Lusa a cumprir uma honrosa campanha na primeira divisão nacional: a Portuguesa foi a sétima colocada do Brasileiro de 1989, com 7 vitórias, 6 empates e 5 derrotas nos 18 jogos que disputou. O campeão foi justamente o Vasco, ex-time de Roberto, derrotando o São Paulo na final por 1 a 0, com um gol de Sorato. Depois da Portuguesa, Roberto Dinamite retornou ao Vasco, teve ainda uma rápida passagem pelo Campo Grande, em 1991, e voltou uma vez mais a São Januário, para encerrar a carreira, em 1993. Nove dos 190 gols que fazem de Roberto Dinamite o maior artilheiro da história do Brasileiro até hoje foram marcados com a camisa da Portuguesa, nos 17 jogos que ele disputou pela Lusa no campeonato de 1989.